A queda de cabelo pós-parto é uma questão comum enfrentada por muitas mulheres. Durante a gravidez, o corpo produz níveis mais elevados de progesterona e estrogênio, e nesta fase as futuras mamães podem notar seus fios mais volumosos, grossos e com mais brilho.
No entanto, logo após o parto, os níveis destes hormônios caem drasticamente. Ainda que em alguns dias sua produção volte ao normal, este primeiro momento de queda brusca gera estresse ao couro cabeludo, provocando uma interrupção do crescimento capilar e a queda dos fios.
Portanto, o período de 3 a 6 meses após o parto é quando, normalmente, as mamães sentem os efeitos de toda essa alteração hormonal que acontece durante a gestação.
Muitas pacientes me perguntam: há como evitar a queda?
Não é possível interferir nas alterações hormonais, que são naturais desta fase. Mas há alguns cuidados que podem ser priorizados:
Em primeiro lugar, fazer acompanhamento com sua Dermatologista para que haja um planejamento para esta fase;
Caprichar na alimentação nutritiva e equilibrada, que contenha proteínas, vitaminas e minerais;
Cuidar do couro cabeludo, usando shampoos suaves e de boa qualidade;
A indicação de ingestão de vitaminas pode ser avaliada, de acordo com cada paciente.
Tratamentos como a LEDterapia podem ser indicados para acelerar o crescimento dos fios, mediante análise do Dermatologista.
A queda de cabelo pós-parto é uma condição temporária, portanto, caso se prolongue por mais de 6 meses, é indispensável investigar se existem outras questões que podem estar influenciando o quadro, ok?